Pesquisas


Linhas de pesquisa

Educação Inclusiva e Processos Educacionais


Projetos de pesquisa

2013 - Atual
Laboratório de Comunicação e Aprendizagens: criação de redes para utilização de recursos tecnológicos voltados para a inclusão na Fundação de Apoio à Escola Técnica

Descrição: O presente projeto se insere no contexto de ações na busca por uma educação profissional no estado do Rio de janeiro no paradigma da Educação Inclusiva. Sendo a educação um direito de todos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica Faetec busca desde o ano de 2003 encontrar formas de tornar esse direito acessível ao público da Educação Especial, ou seja, os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que possuem necessidade educacional especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Coordenador / Lívia Vitorino da Rocha - Integrante / Sônia Mendes Ferreira Lopes - Integrante / Suzanli Estef da Silva - Integrante / Cássia Amaral - Integrante / Elizabeth Canejo - Integrante / Jane Rangel Alves Barbosa - Integrante / Denise Visgueiro Fagundes da Silva - Integrante / Rute Cândida de Freitas - Integrante / Vanessa Cabral da Silva Pinheiro - Integrante / Alice MariaFigueira Reis da Costa - Integrante / Josimar da Silva Ribeiro - Integrante.

2012 - Atual
Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosana Glat em 06/05/2013.

Descrição: Este estudo dá continuidade à investigação sobre processo de escolarização e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em redes públicas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo. Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos pedagógicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Mara Lúcia R. Monteiro da Cruz - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Marcia Denise Plestch - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Marcia Marin Viana - Integrante / Carla Fernanda Oliveira de Siqueira - Integrante / Adriana Rodrigues S. de Menezes - Integrante / Thyene da Silva Bürkle - Integrante / Natalia Eugenio - Integrante.

2009 - 2010
Suporte a Inclusão Social de Jovens com Deficiência na FAETEC

Descrição: O projeto visa capacitar profissionais para dar suporte a inclusão de jovens e adultos com deficiências. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, a UERJ e a FAETEC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Ana Cristina de Carvalho - Integrante / Lívia Vitorino da Rocha - Integrante / Bianca Fogli - Coordenador / Aída Martinelli - Integrante / Aline Souza - Integrante.

2009 - 2012
Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI): estratégia para favorecer os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual

Descrição: Este projeto, realizado em parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, analisa os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual a partir da implementação de um Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI). O estudo está sendo realizado numa instituição pública de ensino especializado do Estado do Rio de Janeiro desde agosto de 2009 por meio da metodologia do tipo pesquisa-ação colaborativa. O objetivo principal é elaborar e avaliar, junto aos professores da Instituição, PDPIs para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, de acordo com a faixa etária, do nível de desenvolvimento e/ou interesse do aluno, em três dimensões: no processo de aprendizagem escolar, nas habilidades sociais e habilidades necessárias para a inclusão escolar, social e laboral. Coordenação: Márcia Denise Pletsch (UFRRJ) e Rosana Glat (UERJ)... .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Mara Lúcia R. Monteiro da Cruz - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Marcia Denise Plestch - Integrante / Annie Gomes Redig - Integrante / Marcia Marin Viana - Integrante / Hérica Aguiar do Nascimento - Integrante / Sunzanli Estel da Silva - Integrante.

2008 - 2012
A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas

Descrição: A partir da analise de dados obtidos em pesquisas anteriores sobre o processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, o atual estudo pretende aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de implementação dessa proposta em diferentes redes públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Regular. Ênfase é dada aos processos de inclusão e escolarização de alunos com deficiência intelectual, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para aprendizagem no ensino regular. São utilizados como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes em cada rede escolar analisada; b) a cultura escolar, presente nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Financiamento: Bolsa PROCIÊNCIA- UERJ/FAPERJ; Produtividade de Pesquisa CNPq (2010-2012, processo nº. 304306/2009-6) Edital 2 (2009) do CNPq (processo 400285/2009-6) e bolsa de apoio técnico (processo: 502848/2010-3, Edital MCT/CNPq 10/2010 - AT).. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Coordenador / Lívia Vitorino da Rocha - Integrante / Sônia Mendes Ferreira Lopes - Integrante / Suzanli Estef da Silva - Integrante / Cássia Amaral - Integrante / Elizabeth Canejo - Integrante / Jane Rangel Alves Barbosa - Integrante / Denise Visgueiro Fagundes da Silva - Integrante / Rute Cândida de Freitas - Integrante / Vanessa Cabral da Silva Pinheiro - Integrante / Alice MariaFigueira Reis da Costa - Integrante / Josimar da Silva Ribeiro - Integrante.

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